Ética empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO II – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 ÉTICA

2.1.1 Ética: Aspectos conceituais

O ser humano separa uma parte do mundo para, moldá-la ao seu jeito, construir um abrigo protetor e permanente. A ética, como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez. O ser humano está sempre tornando habitável a casa que construiu para si. Para Sung & Silva (1995, p.15) “ O serhumano deve, portanto, construir ou conquistar o seu ser. Ele não nasce pronto, se faz ser humano, se torna pessoa. O grande desafio de nossas vidas é este processo de construção do nosso ser.”
Ética, de acordo com o Código de Ética do Profissional do Administrador, “ é definida como a explicação teórica do agir do humano com relação a busca de sua realização individual e a satisfação dasnecessidades pessoais e sociais.” Para Sung & Silva (1995, p.13) “ [...] a ética é definida como o conjunto de práticas morais de uma determinada sociedade, ou então, os princípios que norteiam estas práticas.”
Ética é o conjunto sistemático das normas que orientam o homem para a realização de alguma coisa. Porém, não se deve confundir a expressão alguma coisa com objetivo. Este é umdeterminado alvo que um homem quer conquistar utilizando seus esforços ou o que aprende durante toda a sua vida (conforto, prazer, honras, poder político, etc.). De acordo com o objetivo a ser conquistado, o homem passa a adotar métodos que possam ser eficientes para concluir seu objetivo. Alguma coisa é uma destinação que é dada para um ser de acordo com sua natureza, independentemente de sua vontade.Tratando-se de um ser livre, é a razão de ser de uma existência, seu sentido profundo.
Segundo Lisboa (1997, p.23), pode-se definir ética como sendo “ um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado”. De acordo com Aranha & Martins (1993, p.274) “ ética é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vidamoral.” E acrescenta: “ Essa reflexão pode seguir as mais diversas direções, dependendo da concepção de homem que se toma como ponto de partida .” Já Brown (1993, p.2) afirma que ética é “ o processo de decidir o que deve ser feito, e não um conjunto de regras ou punições ou mesmo como ‘código de ética’ ”. Ainda Ferreira (1986, p.733), “ ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes àconduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto” . Na Enciclopédia da Folha de São Paulo (1996, p.323)

“ Ética é o estudo filosófico da natureza e dos fundamentos do pensamento e das ações morais. A questão geralmente considerada fundamental na ética filosófica é a justificação damoralidade, isto é, se é possível ou não demonstrar que uma ação moral é racional.”

O homem é quem deve realizar seu fim como sujeito e ele mesmo deve superar a distância entre sua existência e sua essência, não em virtude de determinismos de forças físicas, químicas ou biológicas, mas sim, utilizando a responsabilidade, fator que o diferencia dos outros seres. Todas as coisas do mundo sóadquirem sentido quando são assumidas como objeto da consciência humana, e colocadas, de certo modo, na vida humana. O homem também só adquire sentido quando passa a ser, além de sujeito, objeto de uma consciência que o apreende e o investe e integra numa visão conjunta.
Portanto, explica Lisboa (1997, p.22) que

“ ... o objeto da Ética é entender os conflitos entre aspessoas, buscando suas razoes, como resultado de suas crenças e valores, e com base nisto, estabelecer tipos de comportamento que permitam a convivência em sociedade, é o objetivo da Ética”.

A ética pode e deve ser incorporada pelos indivíduos, sob a forma de uma atitude diante da vida cotidiana, capaz de julgar criticamente os apelos acríticos da moral vigente.

2.1.2 Ética e Moral...
tracking img