Ética empresarial

Páginas: 16 (3776 palavras) Publicado: 5 de abril de 2011
Ética Empresarial no Brasil e no mundo
A Ética Empresarial passou a ser um tema presente nas apresentações, relatórios e projetos das empresas apenas recentemente no Brasil, seguindo uma tendência delineada nos Estados Unidos a partir do final da década de 1970. Em palestra realizada em São Paulo, em 1997, o professor de Business Ethics na Wharton School da Pennsylvania University, ThomasDonaldson, mostrou a grande evolução ocorrida no setor acadêmico de seu país, a partir dessa década. Segundo ele, 20 anos antes havia nos Estados Unidos apenas três livros sobre ética empresarial, e nas faculdades quase não existiam aulas sobre o tema. Em 1997, em todas as mais de 7.000 faculdades do país já havia cursos a respeito, sendo que 90% dos alunos de administração frequentavam a cadeira(Humberg, pg.59). Nessa época, no Brasil, praticamente só existia a cadeira de Ética Empresarial na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
Apesar de recente, tanto do ponto de vista acadêmico, como do ponto de vista das empresas, a Ética Empresarial (ou Organizacional, ou ainda Ética nos Negócios) evoluiu muito rapidamente entre nós. Hoje todas (ou quase todas) as Faculdades de Administração possuemuma cadeira e muitos outros segmentos universitários e mesmo escolas secundárias a implantaram.
Essa grande evolução ao longo dos últimos trinta anos teve seu primeiro impulso nos Estados Unidos com o chamado Escândalo Lockheed, a descoberta de que várias empresas do setor de equipamentos militares, entre os quais a que deu nome ao processo, subornavam autoridades de outros países para obtercontratos. A divulgação da existência desse sistema de corrupção, que incluía até o marido da rainha da Holanda, levou a uma desconfiança geral em relação ao procedimento empresarial.
Como reação à insatisfação social gerada nos Estados Unidos, o Governo criou o FCPA Foreign Corruption Practices Act, que estabelece sanções pesadas para a prática de atos de corrupção no exterior, e as empresas passarama estabelecer normas mais claras sobre seus modos de agir. Isto foi feito com a implantação de Códigos de Conduta ou Códigos de Ética e de programas de divulgação e auditoria dos mesmos, uma vez que já se havia definido como Ética Empresarial o conjunto de formas de proceder das empresas em relação aos seus públicos (stakeholders). Como diz um dos líderes da ISBEE (1), Georges Enderle, Professorof International Business Ethics – University of Notre Dame: “Business ethics se refere a todas as atividades dos negócios e às regras que orientam os negócios... ética da concorrência, (ética) da inovação, (ética) financeira, (ética) do marketing, etc. Todos são aspectos importantes da responsabilidade corporativa”. (http://www.business.nd.edu/%20georgesenderle) A partir do conceito de ÉticaEmpresarial, passou-se também a falar em Ética Organizacional, para se referir a todas as organizações e não apenas às empresas.
Antes dos Códigos de Ética, as empresas e organizações se pautavam pelos valores e crenças de seus fundadores e donos, transformados em normas, que na maior parte das vezes não constituíam uma declaração escrita, outras vezes eram traduzidas em frases curtas e, em algunspoucos casos, explicitadas por meio de documentos mais abrangentes. Os principais aspectos dessas normas antigas se referiam às relações com os empregados ou funcionários – quase sempre impondo restrições – e aos clientes, que a empresa deveria buscar atender da melhor forma, para garantir sua fidelidade. A relação com outros stakeholders – governos, comunidade próxima, fornecedores, concorrentes,mídia, raramente eram objeto de normas. Quanto aos acionistas, quando a organização era de propriedade coletiva, existiam acordos entre eles, geralmente fora do conhecimento de terceiros.
Recentemente, no final do milênio anterior e início deste, grande impulso foi dado à implantação de programas e Códigos de Ética, após a série de escândalos envolvendo as ligações de grandes empresas e políticos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica empresarial
  • Ética empresarial
  • Ética empresarial
  • ETICA EMPRESARIAL
  • Etica empresarial
  • O que é ética empresarial
  • Ética empresarial
  • Ética Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!