Ética empresarial e a responsabilidade social e ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética Empresarial e a Responsabilidade Social e Ambiental


Sinopse: Este artigo tem o intuito de demonstrar ao administrador,que ética e responsabilidade social e ambiental, são idéias que estão no centro das tendências mais importantes da administração contemporânea, fatos que tornaram essenciais para o sucesso do administrador do terceiro milênio. Dentro deste contexto, demonstrandotambém a evolução da ética, bem como as dificuldades que as pessoas encontram em identificar e procurar caminhos para solucionar os problemas advindo destas questões, ou seja, encontrar respostas para a seguinte pergunta: Por que a ética e a responsabilidade social e ambiental tem aparecido como uma estratégia, não apenas de sobrevivência, mas, sobretudo de expansão dos negócios?
Palavras-chave:Ética, Responsabilidade Social e Ambiental, desenvolvimento e Empreendedorismo.

1. Objetivos
Objetivo Geral
Analisar a importância da aplicação da ética empresarial e, da responsabilidade social e ambiental das organizações, uma vez que estas são questões essenciais para o progresso de uma organização do terceiro milênio.
Objetivo Especifico
São eles:
Analisar os conceitos de ética e suaabrangência na administração das organizações.
 Demonstrar a evolução da ética através de três filósofos: Aristóteles, Kant e Hegel.
 Identificar a relação e os problemas relacionados à ética empresarial e a responsabilidade social e ambiental, com o melhoramento do desempenho das organizações.
 Buscar soluções alternativas para as questões tratadas neste artigo.
2. Introdução

Estapesquisa irá enfatizar a questão da ética empresarial e da responsabilidade social e ambiental, demonstrando a importância destas questões para a sobrevivência de uma organização.
De acordo com o dicionário, ética é definida como, do Grego Ethos, tem a mesma base etimológica da palavra moral, do Latim Mores, traduzidos como hábitos e costumes, que traduzem normas e comportamentos que se tornamhabituais. A ética também compreende uma critica sobre os fundamentos do sistema moral.
Os fundamentos da ética, desde a antiguidade, têm participado da construção do sistema de valores, como serão tratados através de três filósofos: Aristóteles, Kant e Hegel, todos em períodos distintos da história.
Atualmente a questão da ética e da responsabilidade social e ambiental, esta sendo encarada comoa grande oportunidade de crescimento e competitividade, ou seja, que a ética não deve ser entendida como ameaça ou obstáculo, mas como alavanca para o sucesso das empresas. No entanto, não se deve esquecer dos papeis das empresas perante a sociedade, ou seja, ficar atento as responsabilidades para com a sociedade, e não ficar preso aos interesses dos acionistas.

3. Ética Numa PerspectivaHistórica
A ética vem sendo estudada e discutida, desde a antiguidade, com base nos valores e costumes da sociedade, exemplo disto foi o filósofo Aristóteles (384 – 322 a. c.), que criou uma ética baseada nas virtudes e no bem-estar das pessoas, definida com o termo “Fins do Ser Humano”, ou seja, envolve os objetivos a curto prazo e os seus projetos de vida, tendo a razão e a virtude como meios deencontrar a felicidade. Segundo Aristóteles, “Não se estuda ética pra saber o que é virtude, mas, para aprender a tornar-se virtuoso e bom; de outra maneira, seria um estudo completamente inútil.” (ARISTÓTELES, apud ARRUDA, 2003 p. 43).
Na Idade Moderna o conhecimento humano se pauta pela razão em detrimento da fé, tendo como filosofo principal Kant (1724 – 1804). Ele buscava uma ética universalbaseada na igualdade entre os homens, não podendo exigir do próximo o que não se exige de si próprio. A ética kantiana pode ser considerada como a ética do dever, onde a moral tem a ver com a racionalidade do sujeito, e não basicamente com aspectos exteriores como leis, costumes e tradições.
Já Hegel (1770 – 1831), vincula a ética à História e à Política, baseada nas atitudes do homem na...
tracking img