Ética em socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA EM SÓCRATES

ÉTICA E MORAL
Toda sociedade, para existir, precisa de regras morais que a regulam, sejam estas regras escritas ou presentes na subjetividade de cada sujeito. Sem regras morais, não há sociedade. Contudo, só as regras morais não bastam, pois elas representam somente o momento em que a sociedade vive. É a capacidade humana de questionar estas regras morais que possibilita atransformação da sociedade. A este questionamento dá-se o nome de Ética.
A Moral é normativa, enquanto a Ética é especulativa. A Moral, referindo-se aos costumes dos povos nas diversas épocas, é mais abrangente; a Ética, procurando o nexo entre os meios e os fins dos referidos costumes, é mais específica. Pode-se dizer que a Ética é a ciência da Moral.Ética e Moral distinguem-se, essencialmente,pela especulação da Lei. A Ética refere-se à norma invariante; a Moral, à variante. Contudo, há uma relação entre ambas, pois a sistematização da segunda tem íntima relação com a primeira.



















SÓCRATES E A ÉTICA

Para Sócrates o lugar da filosofia é na praça pública por ser alteradora da ordem social.
Sócrates não deixou nada escrito,os testemunhos sobre eleforam legados por Platão e Xenofonte que cultuaram seus ensinamentos. O método socrático foi muito peculiar ele congregava ouvintes nas praças e com eles dialogava, seu método se caracterizava pelas continuas indagações (fazia uma pergunta e a cada resposta do interlocutor procedia a uma nova indagação).
Para ele, para que o homem gozasse o pleno benefício de seu pensamento, precisava aprender aouvir.
O objetivo do método socrático não é meramente ganhar a discursão, mas descobrir a verdade absoluta da matéria.
O método socrático é dividido em duas máximas "só sei que nada sei" e "conhece-te a ti mesmo”. Mediante a primeira máxima, “quis apenas mostrar que o homem da ciência deve adotar postura de humildade diante do universo do saber".
“Sócrates declarava com toda franqueza sua própriaposição - que era, afirmava posição de ignorância”. Foi porque admitia isso de bom grado que, num episódio célebre, o Oráculo de Delfos declarou-o o homem mais sábio da Grécia.
A segunda posição - conhece-te a ti mesmo - É um projeto incessante de vida. É fundamental conhecer-se em profundidade, antes de qualquer outra missão. Só quem se conhece tem condições de conhecer qualquer outra coisa.Sem o autoconhecimento, ninguém poderá desvendar o verdadeiro conhecimento.
Para Sócrates, o verdadeiro objetivo do conhecimento é a alma humana. A missão do filósofo é conduzir os homens ao conhecimento. Sócrates se comparava a uma parteira, pois seu método fazia nascer à verdade.
Na moral socrática se dá uma estreita relação entre estas três noções: o saber, a verdade a e felicidade. Oconhecimento do bem implica a prática da virtude e o exercício desta faz feliz os homens. A sabedoria é o valor supremo, já que é condicionalmente dos outros dois.
Sócrates forneceu material para que Aristóteles e Platão desenvolvessem suas doutrinas políticas. Todos os três consideravam o homem não como ente isolado, mas como ser social.
O individuo só se aprimorará na convivência comunitária. Assim,entre ética e política existe correlação íntima. O homem perfeito não é unicamente o homem bom, mas o cidadão.Seu método maiêutico era baseado na ironia e no diálogo, tendo como finalidade uma parturição de ideias. Logo, para Sócrates, todo erro é fruto da ignorância e toda virtude é conhecimento. Daí a importância de reconhecer que a maior luta humana deve ser pela educação e que a maior dasvirtudes é a de saber que nada se sabe.
Sócrates chegou à conclusão de que existem normas de conduta de validade absoluta, que todos podem conhecer quando a si mesmo se interrogam ou quando conferem os seus juízos com os dos outros homens, animados de boa vontade.
Para esse proeminente filósofo grego, o homem enquanto integrado ao modo político de vida deve zelar pelo respeito absoluto às leis...
tracking img