Ética em ciências farmacêuticas

Páginas: 3 (738 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
AVALIAÇÃO DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
(Resolução 417/04, Capítulo I, Artigo 1 ao 10)

A profissão Farmacêutica, assim como qualquer outra na área da Saúde, é regida por um conjunto de direitos edeveres, os quais foram criados não para balizar o ‘certo’ e o ‘errado’, mas sim para trazer a lume atitudes éticas, dotadas de comprometimento com o meio ambiente, com o próximo e principalmente coma vida humana.

A obtenção do diploma não é o suficiente para o exercício da profissão farmacêutica, “Desta maneira, para exercício da nossa profissão é imprescindível que o Farmacêutico estejainscrito em seu respectivo Conselho Regional, uma autarquia Federal, com autonomia administrativa e financeira, que tem como principal objetivo, zelar pela fiel observância dos princípios da ética e dadisciplina da classe dos que exercem atividades profissionais farmacêuticas no País”.

O Farmacêutico hospitalar atua com respeito à vida humana qualificando seu relacionamento com o paciente, oajudando a seguir as recomendações do médico e dando claras orientações quanto ao uso dos medicamentos. O Farmacêutico hospitalar atua com respeito ao meio ambiente descartando corretamente osmedicamentos fora da validade.

O Farmacêutico hospitalar beneficia o ser humano, não o discriminando pela sua cor, raça, religião, condição social ou psicológica. “Deve estar sempre estabelecendo diretrizesque garantam melhorias na gestão”, de modo que as instituições operem com maior eficiência e qualidade, visando sempre o coletivo.

O Farmacêutico hospitalar autoriza a dispensação de ummedicamento. Se a pessoa a quem delegar essa tarefa o fizer de forma errada, será o próprio Farmacêutico quem responderá por esse ato.

Para exercer sua profissão com honra e dignidade, o Farmacêuticohospitalar deve ter um ambiente de trabalho limpo, produtos e ferramentas de uso esterilizados e também deve dispor de um salário referente ao seu piso salarial.
Rio de Janeiro: Hospitais particulares:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica farmaceutica
  • A ética farmacêutica
  • Etica Farmaceutica
  • Ciências Farmacêuticas
  • Etica farmacêutica
  • Ciências farmacêuticas
  • Introdução às Ciências Farmacêuticas
  • Código de ética farmacêutica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!