Ética em aritóteles

Páginas: 13 (3019 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
ÉTICA EM ARISTÓTELES.
Parece que nos dias atuais o conceito de ética esta ficando cada vez mais arcaico e ultrapassado. Porque muitos já perderam a esperança de uma sociedade justa onde os direitos e deveres devem ser observados, onde a felicidade esta cada vez mais difícil de ser alcançada.
Mas a evolução do pensamento ético na Grécia antiga, o desenvolvimento da moral, as transformações quea ética sofreu no período medieval, que engloba a patrística e a escolástica, fazendo, sempre relação com a visão do homem moderno sobre ética e suas problemáticas morais.
Quando mergulhamos no mundo de Aristóteles para buscar as suas idéias básicas a respeito da ética descobrimos que o homem nasceu para ser feliz e, para alcançar a felicidade, luta durante toda a vida. (ÉTICA I, claretiano,2007, p. 4) Aqueles que não encaram essa verdade de frente tendem a fugir de si mesmos outros fogem pelos caminhos da ilusão, convencendo-se intimamente de que são aquilo que gostariam de ser, mas não são; Enfim, fogem de inúmeras maneiras para não se encontrar nunca frente a frente consigo mesmo, para não ter que se perguntar, ainda que sem palavra: “Sou uma pessoa feliz?”
O filosofo de Estagirasempre considerou como sendo o “bem” o motivo propulsor de toda ação, pois “Toda humanidade se criou tendo em vista sempre o bem.”
Para Aristóteles, o que é beneficio ao homem não pode estar afastado dele, portanto o bem e as virtudes devem ser metas a serem alcançadas pelo homem, que não são alcançados instantaneamente, mas pela constância e perseverança. (ÉTICA I, claretiano, 2007, p. 26)
A éticade Aristóteles basea-se em alcançar a felicidade, porém, antes de alcançá-la, é preciso planejar e determinar os processos que temos de seguir para estabelecer um modelo que nos leve a alcançar os fins desejados.
ÉTICA.
A palavra ética tem sua origem na Grécia clássica, ethica, e organizou-se etimologicamente a partir dos seguintes termos:
Ethos/éthos- termo grego que significa morada,residência, lugar onde se habita, figurativamente, também pode significar caráter, personalidade.
Éthos, contudo, tem um significado mais usual de costume, hábito uso. (ÉTICA I, claretiano, 2007, p 6)
Esses termos estão relacionados entre si, uma vez que um é o ponto de partida para algumas normas de comportamentos, enquanto o outro é o resultado de comportamento que, se transformaram em costumes. Umproduz o outro que, por sua vez, é fonte do outro.
Ética é ciência que trata dos hábitos éticos que procedem da própria interioridade do sujeito, ou ciência que trata dos hábitos que aperfeiçoam a natureza. (KORTE, Gustavo. Iniciação à ética. São Paulo: Juarez de Oliveira, 1999).
Entende-se a ética, também, como um conhecimento cientifico dos atos humanos e, no campo individual, como uma ciênciaindividual e criadora que opera face aos costumes sociais dos grupos humanos e que, além disso, exige atuação da vontade e capacidade de cada um dos componentes desses grupos.
Aristóteles considerava que a individualidade era básica e que não é válido acatar determinadas normas porque são normas, pelo contrario, devemos fazê-lo de modo critico, de tal forma que nos permita saber se, ao acatarmostais normas, nos tornamos felizes.
A ética é uma reflexão sobre a conduta humana, um estudo que procura entendimento no reino dos discursos das afirmações e das lições de moral.
A análise sofisticada sobre a elaboração de códigos, a ética considera o que vale a pena, o que deve ser feito e o que da sentido a vida. Busca clareza e consistência nas bases e nos objetivos, nas normas e nos motivos,dos meios e nas conseqüências da ação adequada, dos modos de “fazer as coisas direito”, principalmente quando isto requer mais do que indivíduos ou comunidades unidas simplesmente por valores, crenças, objetivos ou interesses comuns.
A ética é também, reflexão sobre relações em contextos carentes de compromissos coletivos ou de objetivos individuais compartilhados.
Em questões de ética não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aritóteles
  • Da ética a ética
  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!