Ética anicomacos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
ÉTICA À NICÔMACO:

Livro primeiro
Toda arte e toda a investigação tende a um bem qualquer, fazendo com que todas as outras coisas tendam também a ele. Muitas são as ações das artes e ciências, assim como suas finalidades, que só são procuradas em função daquelas. Há um bem o qual todas as ciências buscam em comume o conhecimento deste é de fundamental importância sobre nossas vidas, o objeto do nosso estudo será determina – lo em linhas gerais partindo da ciência política, pois esta define o que é certo, o que deve ser estudado e o que deve ser ensinado, visto que ela se utiliza sobre as demais ciências e legisla sobre elas, abrangendo, portanto a finalidade das demais, que podem beneficiar indivíduos outoda a sociedade, sendo este último interesse mais divino e nobre.
A ciência política admite uma flutuação nos seus conceitos de belo e justo, tornando - se existente quase que somente por convenção. Flexibilidade de conceito semelhante existe referente aos bens, pois já houve quem perecesse por causa de sua riqueza ou coragem, por isso vamos nos contentar em encontrar a verdade de formaaproximada, e não absoluta.
Existem três modos de vida, o do homem inútil, o da vida política e o da vida contemplativa, podemos dizer que a razão da vida dos primeiros citados (ignorantes) é a felicidade e que a honra é o bem da vida política, pois muitos a buscam incessantemente, talvez por quererem um reconhecimento de uma vida honesta, nos permitindo colocar então a virtude também como uma razãodeste modo de vida, mas fica ainda o quadro incompleto. Quanto a vida na busca pelo dinheiro, ela é forçada, a riqueza é útil, mas não faz parte da nossa busca.
Consideremos o bem universal, em uma visão diferente da de Platão, os bem estão divididos em duas classes, aqueles por si mesmos, buscados particularmente, e os que servem para proteger outros bens ou afastar seus opostos, mas os bens nãosão uma espécie de elemento comum que corresponda a uma idéia única, eles se mostram diferentes nas diversas ciências e artes, sendo o objetivo destas, pois é pela saúde do paciente que o médico busca a cura e quando esta é alcançada se faz o bem procurado. Esta não correspondência única de idéias faz com que o bem universal seja inatingível, deixando de ser o objeto de nossa busca, assim comoeste conjunto de bens, pois procuramos aquele que é o absoluto dos absolutos, um bem buscado por ele mesmo e não por qualquer outra coisa, como a felicidade, pois a honra, o prazer, a razão, tudo é buscado ao fim dela, fazendo desta um bem absoluto, auto-suficiente e finalidade de todas as ações. Concluído isso temos um esboço do que procuramos. A quem diga que o começo é mais que a metade docaminho pois é mais fácil completar o que já esta começado que iniciar um trabalho.
Os bens que se relacionam com a alma são as ações e atividades psíquicas, este são os bens no sentido mais verdadeiro da palavra, o homem feliz vive bem, age bem.
O homem que não se compraz nas ações nobres não é bom pois quem consideraria justo um homem que não sente prazer em fazer o bem. Portanto a felicidade é amelhor, a mais nobre, a mais aprazível coisa do mundo, ela é nossa busca. Mas a felicidade não é facilmente alcançada sem outros bens (os meios no qual se chega a ela) pois dificilmente um homem que não tem amigos ou filhos, ou os tem e eles são perversos ou a morte levou os bons, alcançará a felicidade, que alcançada por acaso não é tão realizadora quanto aquela que foi intensamente procurada.O homem feliz é aquele que consideramos que foi feliz durante a vida e até nos momentos mais difíceis agiu com moral e nobreza. A atividade de cada um dá, ou não, nobreza e felicidade a vida, portanto, nesta visão um homem de atitudes nobres nunca se tornará um homem infeliz por nunca ter tomado atitudes não nobres ou ignóbeis assim como também a felicidade ou os infortúnios dos amigos e...
tracking img