Ética é pefil do administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO

MARCELA FERREIRA ALMADA DE SANTANA

ÉTICA E PERFIL DO ADMINISTRADOR

Brasília
2008

MARCELA FERREIRA ALMADA DE SANTANA

ÉTICA E PERFIL DO ADMINISTRADOR

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Administração - Bacharelado da UNOPAR – Univesidade Norte doParaná, para a Disciplina Tópicos da Administração – Modúlo I.

Orientador: Prof. NÉSIO OLIVEIRA SILVA

Brasília

2008

SUMÁRIO

1 Introdução 4

2 Á Ética e o Perfil do Profissional de Administração 5
2.1 Importância do Código de Ética Profissional 5
2.2 Capacitação Profissional 6
2.3 Perfil do profissional em Administração 7
2.3.1 Habilidades ecompetências 8

3 Pesquisa de Campo 9
3.1 Empresa em ascensão 10
3.1.1 Que fatores estão levando ela ao sucesso? 10
3.1.2 Diferenciais da empresa em ascensão? 11
3.1.3 Você trabalharia nesta empresa. Por quê? 11
3.2 Empresa em declinío 11
3.2.1 Que fatores estão levando esta empresa ao declínio? 11
3.2.2 Em sua opinião, o que faltou para ela ter sucesso? 12
3.2.3 Você trabalharia nesta empresa.Por quê? 12
3.3 Taxas de natalidade e mortalidade das empresas comerciais e de serviços entre 1998 e 2000 13

4 Conclusão 14

5 Referências bibliográficas: 15

1 Introdução

No mundo globalizado em que vivemos, no qual as informações e as evoluções acontecem em velocidade vertiginosa, e fundamental que o Administrador e o acadêmico de administração estejam antenados às tendências eaperfeiçoamentos da ciência da gestão.

Neste contexto, a Ética Profissional e os Códigos de Éticas das profissões regulamentadas ganham o significado cada vez maior em virtude de valores e principíos tais como: Responsabilidade Social, qualidade no atendimento, direitos do consumidor, desenvolvimento sustentável, etc.

O presente trabalho aborda, de modo panorâmico aspectos importantes daformação ética do profissional de administração, traçando as bases do perfil necessário ao bom administrador, conjugando-se tal abordagem com o reflexo destes aspectos na vida das empresas.

2 Á Ética e o Perfil do Profissional de Administração

2.1 Importância do Código de Ética Profissional

“Dado o problema: qual a importância do código dentro da área profissional e qual a suautilização no meio empresarial?”, obtivemos na nossa pesquisa as respostas que se seguem.

O código de Ética Profissional tem uma grande importância em qualquer área profissional, pois segundo Lyra (2008), "o profissional terá mais conhecimento sobre as atitudes que deve tomar diante de cada situação."

Na área profissional da administração, em que o gestor lida com recursos humanose materiais, o comportamento ético é de suma importância, servindo o Código de ética como um instrumento de referência para as tomadas de decisões, diante dos dilemas que podem surgir no cotidiano de trabalho.

O Código de Ética não tem o poder de tornar o Profissional um Profissional melhor, mas serve como um norteador para que este busque agir sempre bem e melhor, tomando por base as normasde seu Código.

No meio empresarial, tudo que for aplicável às pessoas jurídicas registradas no Conselho Profissional deverá ser absorvido e seguido como princípios e valores da empresa. Isto se traduzirá em comportamento empresarial correto, caracterizado por Responsabilidade Social no empreendimento. Um empresa que atue de acordo com as normas do Código de Ética será uma empresa que cumpreas leis, que respeita os direitos dos consumidores, que dispensa tratamento digno a seus empregados, é leal com empresas parceiras e até mesmo com as concorrentes.

Segundo Whitaker (2006), "A credibilidade de uma instituição é o reflexo da prática efetiva de valores como a integridade, honestidade, transparência, qualidade do produto, eficiência do serviço, respeito ao consumidor, entre...
tracking img