Éster

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉSTER
Na química orgânica, os ésteres constituem o grupo funcional (R’–COOR”), que consiste em um radical orgânico unido ao resíduo de qualquer acido oxigenado, orgânico ou inorgânico.
Um éster é oproduto da reação de um ácido (geralmente orgânico) com um álcool (o hidrogênio do ácido R-COOH é substituído por um grupo alquilo R”). Os ésteres mais comuns que se encontram na natureza são asgorduras e os óleos vegetais, os quais são ésteres de glicerol e de ácidos graxos.
Os ésteres resultam freqüentemente da condensação (uma reação que produz água) de um ácido carboxílico e de um álcool.Ao processo dá-se o nome de esterificação.
Os ésteres se caracterizam pelo grupo funcional:


A nomenclatura para os ésteres segueuma regra fixa preestabelecida:
HIDROCARBONETO + ATO de (prefixo da ramificação) + ILA
Exemplos:

Etanoato de Vinila Etanoato de EtilaBenzoato de Etila

CH3COO – CH3 Etanoato de Metila
CH3 – CH2 – COO CH2 – CH2 Propanoato de Etila
CH3 – COO – CH2 – CH2 – CH2 – CH3 Etanoato de Butila

Os nomes dos ésterespodem derivar do ácido de origem, como por exemplo, os ésteres acetato de vinila e acetato de etila recebem esta nomenclatura por serem compostos originários de ácidos carboxílicos.
Exemplo:Ácido Acético.
Ácido Acético se classifica como Ácido Carboxílico, através de reações químicas da origem ao acetato de metila, cuja formula linear é:Para usar essa nomenclatura é essencial saber o ácido que originou o éster.
CARACTERISTICAS DOS ÉSTERES

Os ésteres nas condições ambientes se apresentam como líquidos ou sólidos,dependendo da quantidade de carbono. Os primeiros membros da série, os que apresentam baixa massa molecular, são líquidos incolores, de cheiro agradável. No entanto, à medida que se aumenta a massa...
tracking img