Émile durkheim e sua contribuição para a educação

[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

DHEAN FRANSCISNAE BRITO BRASIL

ÉMILE DURKHEIM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A educação

.

Vitória da Coinquista
2010

DHEANFRANSCISNAE BRITO BRASIL

ÉmILE DURKHEIM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A educação

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina: Sociologia da Educação.

Professora: Okçana Battini
Tutora eletrônica: Maria Roseli da silvaTutor(a) de sala: Antonio

Vitória da Conquista

2010

ÉMILE DURKHEIM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A educação

Nascido na Alsácia, na cidade de Épinal em 15 de abril de 1858, Émile Durkheimdeu início aos seus estudos na Escola Normal Superior de Paris, formando-se mais tarde em Filosofia.
Teve seu pensamento influenciado por Augusto Comte e Herbert Spencer de formasignificativa na busca científica do estudo das humanidades.
Tem no desenvolvimento da sociologia grande contribuição, notadamente na realização do trabalho em que aborda a reflexão e oreconhecimento da existência de uma “Consciência Coletiva”, ou seja, o homem inserido em um determinado grupo social, seria capaz de aprender hábitos, costumes e valores deste grupo social e assim poderconviver em seu meio.
A “Consciência Coletiva” seria fruto de um processo por ele denominado de “Socialização”, o qual advinha de tudo aquilo que habita nossas mentes e que nos orienta como “SerSocial” seja no nosso comportamento, sentimentos ou como devemos ser perante a sociedade. Deste modo, diz que a consciência coletiva é capaz de constranger, pois a mesma é coercitiva e forçosamente iráimpelir o individuo a viver nos moldes estabelecidos pela sociedade.
A todos esses preceitos ele denominou como sendo “Fatos Sociais”, os quais inclusive eram para ele, os objetos de...