Çofebre amarela

Páginas: 9 (2028 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2011
FEBRE AMARELA
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), causada pelo vírus flavivírus
dois tipos de febre amarela: silvestre e urbana.
e se apresenta em períodos de tempo, com maior intensidade a cada cinco ou sete anos. Ela é transmitida para o homem e animais através da picada do mosquito Haemagogus ou Sabethes infectado.
No caso da febreamarela urbana, a transmissão é pela picada do Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Os dois tipos de febre amarela apresentam os mesmos sintomas, a diferença entre eles é o modo de transmissão.
No Brasil, a febre amarela apareceu pela primeira vez em Pernambuco, no ano de 1685
O ciclo silvestre só foi identificado em 1932 e desde então surtos localizados acontecem nas áreas classificadas comoáreas de risco: indene (estados do Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e Maranhão) e de transição (parte dos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
A transmissão NÃO ocorre de pessoa para pessoa. Para que a febre amarela seja transmitida para um ser humano, é precisoa picada de um mosquito Haemagogus, Sabethes ou Aedes aegypti, infectado com a doença.
. A vacina é contraindicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, tumores malignos e os pacientes sintomáticos infectados pelo HIV, pacientes em terapêutica imunossupressora (quimioterapia, radioterapia, uso de corticoides em altas doses), gestantes, salvo situações de risco, e pessoasalérgicas a gema de ovo. Geralmente a vacina não produz reações adversas, mas algumas pessoas (de 2 a 5% dos vacinados) podem apresentar dor local, febre, dores musculares e dor de cabeça com duração de 1 a 2 dias, sintomas semelhantes a forma leve da doença.
Os principais sintomas da Febre Amarela são: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito ediarréia aparecem, em geral, de três a seis dias após a picada (período de incubação).
. Já em uma pequena parcela dos casos, cerca de 15%, pode ocorrer ainda além dos já citados, sintomas graves como icterícia (pele e olhos amarelados), hemorragias, comprometimento dos rins (anúria), fígado (hepatite e coma hepático), pulmão e problemas cardíacos que podem levar à morte.
procurar imediatamente aunidade de saúde mais próxima da sua casa para avaliação médica. Se tiver o cartão de vacinação, não esquecer de levá-lo. É importante dar informações viagens e exposição a matas, florestas e etc.
Por isso é importante que seja realizado, além do diagnóstico diferencial, um exame laboratorial (MacElisa, inibição da hemaglutinação, fixação de complemento e teste de neutralização), em que será colhido osangue do doente para se confirmar ou não a doença. Em caso de óbito, são feitos exames especializados.
Toda pessoa infectada pela febre amarela precisa de suporte hospitalar para evitar que o quadro evolua com maior gravidade. o tratamento indicado é à base de hidratação e do uso de antitérmicos, que não contenham ácido acetilsalicílico.
Em casos mais graves, o paciente deve ser assistindo emuma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, algumas vezes, passar por diálise e transfusão de sangue.
Como a febre amarela não é uma doença contagiosa, não é necessário isolar o paciente.
A vacina contra a febre amarela é constituída de vírus vivos atenuados, derivados da linhagem 17D, cultivados em ovos embrionados de galinha.
No Brasil, utiliza-se a vacina produzida na Fundação Oswaldo Cruz –Bio Manguinhos, que contém, além da linhagem vacinal atenuada, sacarose e glutamato como estabilizadores.
A vacina contra a febre amarela é administrada pela via subcutânea e a manifestação mais frequentemente referida é a dor no local de aplicação, de curta duração e auto-limitada. A ocorrência de abscessos está muitas vezes relacionada com infecção secundária ou com erros na técnica de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amarela
  • Febre amarela
  • Febre Amarela
  • Febre Amarela
  • Febre Amarela
  • FEBRE AMARELA
  • Febra Amarela
  • febre amarela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!