Çjgh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Paulo Mateus ramos de Godoy n:31 terceiro: e sociologia
Professora: Ana Paula
Feminismo radical
O feminismo radical se desenvolveu durante a segunda ondafeminista, no final dos anos 60 e começo dos anos 70. É uma corrente ideológica dentro do feminismo que afirma ser o sexismo a origem de toda opressão. O feminismo radical se foca na teoria do patriarcadocomo um sistema de poder que organiza a sociedade em um complexo de relacionamentos baseados na suposição da "inferioridade feminina" e "superioridade masculina" como base para "supremaciamasculina", usada para oprimir as mulheres e garantir a dominância dos homens.
As feministas radicais propõem-se a desafiar e derrubar o patriarcado por meio de sua oposição aos papéis de gênero e à opressãomasculina das mulheres, e clamam por uma reorganização radical da sociedade. As primeiras feministas radicais, provenientes da segunda onda do feminismo nos anos 60, viram tipicamente o patriarcadocomo um "fenômeno transhistórico", anterior ou mais profundo que outras formas de opressão, "não somente a mais antiga e mais universal forma de dominação, mas a forma primária" e o modelo para todas asoutras.
Feministas radicais localizam a causa raiz da opressão das mulheres nas relações patriarcais de gênero, em oposição aos sistemas legais (como no feminismo liberal) ou conflito de classes(como no feminismo socialista e feminismo marxista). O adjetivo "radical" refere-se à ação de atacar a raiz do problema da opressão feminina, não denota um especial fanatismo ou excessiva beligerânciacomo a palavra "radical" poderia sugerir.
COMENTARIO: eu acho que as mulheres não devem ser radicais, pois lutar pelo direito igual a todos é uma coisa, mas as mulheres com este radicalismo queremdominar o lugar dos homens acabando aquela delicadeza feminina e por mais que elas “sejam melhores que os homens” elas não viveriam sem os próprios e vice versa .Devemos entra em um acordo de igualdade...
tracking img