Âmbito e objectivos da contabilidade de gestão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE DE GESTÃO COMO INSTRUMENTO DE APOIO À CONTABILIDADE GERAL

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Contabilidade de Gestão I

Tema do Trabalho: “Âmbito e Objectivos da Contabilidade de Gestão.”

Ano Lectivo: 2010/2011

Professor da Disciplina: JoséFerrão
Trabalho realizado por:
Joana Filipa Campos Pereira
Nº 58364
Turma: 1202
Licenciatura em Contabilidade

Dados do Autor

Nome: Joana Filipa Campos Pereira
Professor da disciplina: José Ferrão
Turma: 1202
Título do trabalho: A Importância da Contabilidade de Gestão como Instrumento de Apoio à Contabilidade Geral.

Resumo

A contabilidade é uma técnica de gestão que tem comofinalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados.
Ao longo do tempo, e com a evolução da Contabilidade, foi notório que a Contabilidade Financeira é fundamental para a gestão da empresa, pois permite analisar a evolução do seu património e determinar o resultado conseguido pelas actividades desenvolvidas. Mas a informação específica sobre a produção, os custos,proveitos imputáveis às diferentes funções, departamentos, secções, postos de trabalho e sobre o processo produtivo, são fornecidas pela Contabilidade de Gestão, uma vez que esta, por si só, é insuficiente.
A Contabilidade de Gestão regista as operações internas e visa o apuramento de resultados não globais, isto é, por produto ou por departamento. Fornece o custo de cada produto ou serviçoproduzido pela empresa, permite a criação de centros de custos dentro da própria empresa, possibilita estudos de rentabilidade interna e auxilia a gestão no controlo e tomada de decisões.
Torna-se então necessário, cada vez mais, conhecer/prever o futuro a fim de estabelecer objectivos, e planear a actividade mediante uma prévia selecção das diversas alternativas possíveis. Para isso são necessárioselementos de diversos tipos que fundamentem essas escolhas - os dados fornecidos pela contabilidade financeira constituem um importante auxiliar no fornecimento desses elementos. Por outro lado, após estabelecidos os objectivos e formulado o planeamento, existe a necessidade de estabelecer formas de controlo de gestão e mais uma vez a contabilidade surge como um importante auxiliar fornecendo oselementos indispensáveis a esse controlo.

Introdução

Neste trabalho o objectivo pretendido é explicar um pouco do que é, do que foi, a Contabilidade de Gestão. Pretende-se ainda explicar a importância desta para a Contabilidade em Geral.
A Contabilidade tem procurado acompanhar a evolução operada no desenvolvimento da própria sociedade ao longo dos séculos, designadamente na satisfação deinformações de carácter financeiro, determinadas pela complexidade dos negócios empresariais.
No entanto, a Contabilidade Financeira por si só já não é suficiente para o apuramento de todos estes resultados. É então necessário recorrer à Contabilidade de gestão para determinar todos estes resultados, isto é, esta contabilidade incide prioritariamente na valorização dos fenómenos internosempresariais, preocupando-se com o registo de encargos e proveitos por função, por actividades e pelos produtos.
Ao longo deste trabalho vão ser desenvolvidos alguns assuntos relacionados com o tema, como: a evolução da Contabilidade de Gestão; os objectivos desta; qual a relação entre a Contabilidade Financeira e a Contabilidade de Gestão; Contabilidade de Gestão e as Funções de Gestão; a Contabilidadede Gestão face à Contabilidade de Custos e por fim a Contabilidade de Gestão vs Contabilidade Analítica.

1. Evolução Histórica da Contabilidade

A Contabilidade de Custos é entendida como o conjunto de modelos que subsidiam decisões e fazem a ligação entre as acções locais dos administradores e o lucro da empresa, pois mensura o impacto dessas decisões no desempenho da empresa no seu...