Áreas da eng de produção

Páginas: 11 (2600 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
Áreas da Engenharia de Produção.

Engenharia é a atividade em que os conhecimentos científicos e técnicos e a experiência prática são aplicados para exploração dos recursos naturais, para o projeto, construção e operação de objetos úteis.

Do dicionário Houaiss da Língua Portuguesa:

• Produção: criação.
• Engenharia: criação elaborada (por projeto).

A Engenharia de Produçãoestá associada à própria produção econômica, diferentemente da maioria das outras especialidades que se relacionam a um determinado tipo de sistema físico (elétrico, mecânico, metalúrgico, construção naval, civil, etc.).

Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), "compete a esta habilitação o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemasprodutivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados de matemática, física e ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia".

1.Gerência de Produção.

A Administração da Produção e Operações preocupa-se com o planejamento, a organização, a direção e o controle das operações produtivas, de forma a se harmonizarem com os objetivos da empresa.

O planejamento dá base para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula omomento em que essas ações devem ocorrer.

Organização é o processo de juntar (combinar) os recursos produtivos: pessoal (mão-de-obra), matérias-primas, equipamentos e capital. Os recursos são essenciais á realização das atividades planejadas, mas devem ser organizados coerentemente para um melhor aproveitamento.

[pic]O direção e controle envolve a coordenação e a avaliação do desempenho dosrecursos empregados.

O planejamento e as tomadas de decisão que lhes são inerentes podem ser classificados em três grandes níveis, segundo a abrangência que terão da empresa, afetando fatias maiores ou menores da companhia:

Nível Estratégico: neste nível, planejamento e tomada de decisões são mais amplos em escopo, envolvendo: políticas corporativas (grandes políticas da organização), escolha elinhas de produtos, localização de novas fábricas, armazéns ou unidades de atendimento, projeto de processos de manufatura, etc. O nível estratégico envolve necessariamente horizontes de longo prazo e consequentemente altos graus de riscos e incerteza.

Nível Tático: este nível é mais estreito em escopo que o anterior e envolve basicamente a alocação e a utilização de recursos. Em indústrias, oplanejamento tático ocorre a nível de fábrica, envolve médio prazo e moderado grau de risco. O chamado Planejamento Agregado da produção é um bom exemplo de atividades conduzidas no nível gerencial médio da organização.
[pic] 
Nível Operacional: o planejamento e a tomada de decisões operacionais tem lugar nas operações produtivas, envolvem curtos horizontes de tempos e risco relativamentemenores. Tarefas rotineiras como a alocação de carga aos departamentos produtivos e a programação da produção são exemplos, assim como o controle de estoques.

Sub-áreas:
1.1. Planejamento e Controle da Produção.
1.2. Sistemas de Produção.
1.3. Simulação da Produção.
1.4. Projeto de Fábrica e Layout.
1.5. Processos de Fabricação.
1.6. Automação.
1.7. Gestão da Manutenção.
1.8. Gerenciamento daConstrução Civil.
1.9. Gestão Agro-Industrial.
1.10. Logística.
1.11. Organização do Trabalho.
1.12. Engenharia de Métodos.

2. Qualidade.

Do dicionário Houaiss da Língua Portuguesa:

Qualidade: 1. atributo que determina a natureza de algo 2. superioridade, excelência 3. dom, virtude 4. condição, função.

Portanto, há várias definições para qualidade, como:

• Produtos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eng de produçao
  • eng de produção
  • Eng Produção
  • Eng Produção
  • Eng de produção
  • Eng produção
  • Eng. de produção
  • Eng. de produçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!