Áreas atuação assistente social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Serviço Social é uma atividade de nível superior que tem como objeto de estudo e trabalho as questões sócias e contam com a contribuição de diversas áreas do conhecimento entre elas a sociologia, psicologia, economia, ciência política, filosofia, antropologia e pedagogia.
Desde seus primórdios até os dias atuais, a profissão tem se redefinido, considerando sua inserção na realidadesocial do Brasil, entendendo que seu significado social se expressa pela demanda de atuar nas sequelas da questão social brasileira, que se revela nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, dentre outras.
A formação do Assistente Social é de cunho humanista, comprometida comvalores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza.
Dentre as áreas de atuação do assistente social, citaremos Educação, Saúde, setor empresarial e judiciário, ONGs, Terceiro Setor e habitação. A atuação do assistente social se faz desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso do segmento depopulações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente e os fatores que justificam a intervenção do profissional nas áreas citadas é o desafio que o assistente social tem na perspectiva de integrar políticas sociais, respeitando as especificidades de cada área, afim da dignidade e desenvolvimento social que possibilite a mais justa distribuição de bens e riquezas no país.

EducaçãoO Serviço Social nas escolas deve contribuir com ações que tornem a educação uma prática de inclusão social, de formação de cidadania e emancipação dos sujeitos sociais, além disso, deve identificar fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos relacionados ao campo educacional.
O profissional de serviço social na escola não desenvolve ações que substituem aquelasdesempenhadas por profissionais tradicionais da área da educação. Sua contribuição é subsidiar e auxiliar a escola e seus demais profissionais no enfrentamento de questões que integram a pauta da formação e do fazer profissional do assistente social, sobre as quais a escola não sabe intervir, é um trabalho feito para mudar consciências e proporcionar novas discussões e também trabalhar relaçõesinterpessoais e grupais.
O assistente social também contribui na atuação de equipes interdisciplinares, vinculados às distintas formações profissionais, possibilitando uma visão mais ampla e compreensões mais consistentes em torno dos mesmos processos sociais.
No cotidiano escolar dos alunos e suas famílias se manifestam diferentes expressões da questão social, tais como desemprego, subemprego, trabalhoinfanto-juvenil, baixa renda, fome, desnutrição, problemas de saúde, habitações inadequadas, drogas, pais negligentes, famílias problemáticas, violência doméstica, pobreza, desigualdade social, exclusão social, etc. Tamanha problemática justifica a necessidade do assistente social no contexto escolar. Segundo Iamamoto:
O desafio é redescobrir alternativas e possibilidades para o trabalhoprofissional no cenário atual; traçar horizontes para a formulação de propostas que façam frente à questão social e que sejam solidárias com o modo de vida daqueles que a vivenciam, não só como vítimas, mas como sujeito que lutam pela preservação e conquista da sua vida, da sua humanidade. A escola permite que os alunos façam parte da sociedade, sendo assim, precisa estar atenta para as diversas maneiras demanifestações de exclusão social.
Os problemas a serem combatidos pelo assistente social são:
• Baixo rendimento escolar
• Evasão escolar
• Desinteresse pelo aprendizado
• Problemas com disciplina
• Insubordinação a qualquer limite ou regra escolar
• Vulnerabilidade às drogas
• Atitudes e comportamentos agressivos e violentos
O profissional de serviço social, quando inserido no...
tracking img