Ánalise fitoquimica e microbiológica da cordia verbenacea dc. determinando seus príncipios ativos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁREA:
TÍTULO: ÁNALISE FITOQUIMICA E MICROBIOLÓGICA DA CORDIA VERBENACEA DC. DETERMINANDO SEUS PRÍNCIPIOS ATIVOS.
RESUMO: O trabalho tem como objetivo extrair o óleo essencial da Cordia VerbenaceaL. , conhecida como Maria Preta. Foi coletado 1000g, localizado no centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) próximo a prefeitura, sendo que foi feito 3 exsicatas da planta e levadas aolaboratório para análise. Após esse procedimento, foi realizado o método de extração de óleo essencial,o extrato vegetal, evaporação, filtração, liofilização e testes fitoquimicos.
AUTORES: OLIOSI, G.(UFES-CEUNES); SACRAMENTO, E. S. (UFES-CEUNES), FRACALOSSI, L. L. (CEUNES-UFES)
PALAVRAS CHAVES: Cordia Verbenacea L.; extração do óleo; maceração.
INTRODUÇÃO
A Cordia Verbenacea é caracterizadacomo arbusto ereto, muito ramificada, aromática, com a extremidade dos ramos um tanto pendente e hastes revestidas por cascas fibrosas, de 1,5-2,5 m de altura, nativo de quase todo Brasil,principalmente em áreas abertas da orla Litorânea. Folhas simples, alternadas, coriáceas, aromáticas, de 5 a 9 cm de comprimento. Os frutos são cariopses esféricas.Os óleos essenciais são substâncias orgânicas,puras e extremamente potentes são consideradas a alma da planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas. Este trabalho tem por finalidade aextração do óleo essencial para uso farmacêutico e medicinal com objetivo medicamentoso.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram utilizadas as folhas da Cordia Verbenacea L colhidas no Campus do Litorâneo próximoa prefeitura do CEUNES, em São Mateus-ES, tendo sido utilizada na realização de óleo essencial e liofilização para os testes fitoquímicos no laboratório de farmácia. O óleo essencial foi extraídoatravés do método de hidrodestilação . Depois foi feito o extrato vegetal, seguido pela filtração à vácuo, evaporação (rota evaporador) , liofilização, e foi utilizado o extrato vegetal para os testes...
tracking img