Ánalise de estilo de liderança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL U F F S |

PROJETO INTGRADOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
2ª FASE – SEMESTRE 2011.2

Análise do estilo de liderança
em uma filial da cooperativa Superalfa

ACADÊMICOS:
Cheila Chimello
Cheila Inés Balbinot
Jaqueline Vanessa Dall Aqua
Jéssica Carla Fonseca Coutinho
Juliana Karem Fonseca Coutinho

Chapecó-SC, Novembro de 2011
Análise do estilo deliderança em uma filial da cooperativa Superalfa


Cheila Chimello [1]
Cheila Inés Balbinot[2]
Jaqueline Vanessa Dall Aqua.[3]
Jéssica Carla Fonseca Coutinho[4]
Juliana Karem Fonseca Coutinho[5]

RESUMO

Este estudo propõe avaliar o estilo de liderança adotado pela gerência de uma filial de uma rede de supermercados denominada Superalfa, situada na cidade de Águas de Chapecó, no estado deSanta Catarina. Pretende-se reconhecer o estilo predominante e relacioná-lo com as teorias estudadas no curso de Administração. Para possibilitar esta análise foram realizadas pesquisas bibliográficas com diversos autores da área, tal como Bateman e Snell (2007), Montana e Charnov (2010), Chiavenato (1994; 1999), Schermerhorn (2007), Robbins e Decenzo (2004), Maximiano (2009), entre outros. Apartir da revisão de tais estudos foram desenvolvidos questionários que foram aplicados aos 11 colaboradores do supermercado. Após análise dos dados, observou-se principalmente a existência do estilo democrático de liderança, da liderança orientada tanto para as tarefas, quanto para as pessoas, identificou-se uma posição 5.5 no grid gerencial, assim como características do líder consultivo dos sistemasde Likert. Os estilos predominantes encontrados foram os da teoria situacional do caminho-meta, destacando-se o estilo de liderança diretiva.
Palavras-chave: Estilo de liderança. Gerência. Administração. Teoria situacional.
1 INTRODUÇÃO

O sucesso na administração de uma organização está fortemente vinculado ao modo como os seus colaboradores são liderados. Neste contexto, o papel desempenhadopela gerência e a maneira como ela lida com os colaboradores apresenta-se fundamental para o desenvolvimento de qualquer organização. Entre as diferentes organizações existentes optamos por realizar este estudo sobre liderança em uma filial da cooperativa Superalfa, situada na cidade de Águas de Chapecó. A história da Superalfa tem seu início em 1967, quando a Cooperalfa cria seus primeirossupermercados para venda e troca de produtos com os associados da cooperativa. Mais tarde, a rede de supermercados passou a atender a toda a comunidade, sendo constituída hoje por mais de 30 lojas.
Este artigo objetiva analisar o estilo de liderança adotado pela gerência desse supermercado. Os objetivos específicos visam identificar e aprimorar o embasamento teórico e os conhecimentos sobre osdiferentes estilos de liderança; traçar o perfil gerencial da administração da organização; reconhecer e classificar os diferentes estilos de liderança presente no trabalho do administrador dessa organização, e entre os mesmos caracterizar o estilo predominante; além de relacionar as teorias apreendidas na graduação com cotidiano da empresa.
O artigo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e decampo apresentando cunho qualitativo e quantitativo. Os dados foram levantados por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas. O universo da pesquisa foi composta por 11 colaboradores.
O presente artigo é constituído por resumo na língua portuguesa, seguido por cinco seções que formam os elementos textuais, além de apresentar referências e apêndices. O resumo expõe o tema, osobjetivos, os principais autores consultados no desenvolvimento da pesquisa, a metodologia e os principais resultados obtidos com esse estudo. A primeira seção compõe a introdução, que aprofunda os tópicos tratados no resumo, e apresenta a organização a ser analisada neste artigo. A segunda seção é formada por quatro seções secundárias, e seis seções terciárias, que abordam: a teoria dos três estilos de...
tracking img