Álcool

Páginas: 5 (1204 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2011
ÁLCOOL
O álcool (do árabe al-kohul) é uma classe de compostos orgânicos que possui na sua estrutura um ou mais grupos de hidroxilas, -OH, ligados a carbonos saturados[1].
Exemplos
 O etanol ou álcool etílico é o tipo de álcool mais comum. Está contido nas bebidas alcoólicas, é usado para limpeza doméstica e também é combustível para automóveis. A fórmula do álcool etílico é CH3CH2OH.

 Ometanol ou álcool metílico é um álcool que não deve ser ingerido, pois é extremamente tóxico para o fígado. A fórmula do metanol é CH3OH.

 Os dois exemplos acima são casos particulares de álcoois do tipo R-OH, em que R- é um radical alquila.

 No fenol, de fórmula química é C6H6O, a hidroxila está ligada a um anel benzênico. Na maioria dos textos, este composto não é considerado um álcool. Álcool anidro é um álcool com até 1% de água (já que é difícil a obtenção de álcool totalmente puro), e pode ser adicionado à gasolina para aumento da octanagem, atuando comoantidetonante, para que a gasolina possa ser comprimida no pistão do motor carburante ao máximo e não entre em combustão antes de acionada a vela do motor.

 O álcool bornílico é obtido ligado com o hidroterpendio quecorresponde a cânfora.

 O álcool desnaturado é uma composição com o metileno.

 O álcool natural é obtido pela fermentação e destilação de produtos agrícolas e naturais.

 O álcool é uma droga depressora do Sistema Nervoso Central.

Classificação

Alcoóis primários

Os alcoóis primários têm o grupo hidroxila ou Oxidrila ligado a um carbono primário; um exemplo é o etanol. A fórmulageral dos álcoois primários é:


Alcoóis secundários
Os alcoóis secundários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono secundário; por exemplo: propano-2-ol. Sendo assim, a fórmula geral é:


Alcoóis terciários
Os alcoóis terciários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono terciário; por exemplo: 2-metil-2-propanol (trimetilcarbinol). A fórmula geral é:



Nomenclatura
Anomenclatura dos álcoois é baseada na dos hidrocarbonetos de que derivam: basta substituir a letra o do final por ol. Se essa nomenclatura for ambígua quanto à posição da hidroxila, o sufixo ol deve ser por ela precedido. Por exemplo, propan-2-ol indica um grupo hidroxila ligado ao carbono 2 do propano. Também pode ser escrito 2-propanol.
Em certos casos pode ser necessário usar a nomenclatura na formaprefixal. Nesse caso, deve-se usar o prefixo hidróxi. Por exemplo, se tivermos um grupo hidroxila ligado a um anel benzênico, podemos usar o nome hidróxibenzeno (essa substância é usualmente conhecida como fenol).
Em certos casos, o álcool possui outros sufixos, dependendo da quantidade de grupos hidroxila.

-ol: quando a cadeia possui apenas um grupo hidroxila.
Ex: Etanol(CH3-CH2-OH)

-Diol:quando existem dois grupos hidroxila na cadeia carbônica.
Ex: pentano-1,2-diol

-Triol: quando a cadeia possui três grupos hidroxila.
Ex: hexano-1,2,3-triol

Consumo

No Brasil, o álcool, tanto é de consumo humano, diluído em bebidas ou agente de esterilização em farmácias, como também passou a ser utilizado como combustível de automóvel e desde 2005 para a aviação, seja isoladamente oumisturado à gasolina em uma proporção de até 25%. Tem a vantagem de ser uma fonte de energia renovável e causar menor poluição que os combustíveis fósseis.
Atualmente, há correntes que questionam o impacto ambiental do álcool combustível, pelos severos danos do desmatamento necessário para abrir espaço à monocultura de cana-de-açúcar e pelo efeito nocivo da queima da palhada, necessária para sepreparar a cana para a produção de álcool. Esses danos hoje já se fazem sentir, apesar da utilização do álcool ser ínfima se comparada aos derivados de petróleo. Contudo, a queima da palhada está decaindo com o aumento da mecanização da lavoura. Também se deve levar em conta o fato de que o efeito da queima é minimizado pela absorção de CO2 através da fotossíntese da cana-de-açúcar.
Para o uso em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alcool
  • ALCOOL
  • Alcool
  • ALCOOL
  • Alcool
  • Alcool
  • Alcool
  • alcool

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!