Águas subterrâneas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O tema do trabalho é «Águas Subterrâneas» e enquadra-se no subcapítulo «Recursos geológicos – exploração sustentada» estudado na disciplina de Biologia e Geologia.Tendo em conta que a água é um bem vital para toda a biosfera e que o ser humano não pode sobreviver mais do que poucos dias sem este bem, é de extrema importância terconsciência de que devemos fazer o nosso melhor para usar este recurso natural de uma forma sustentável, evitando a sua poluição e permitindo que as gerações vindouras sepossam utilizar dele igualmente.

Ao mesmo tempo que aumenta a população, também aumenta a produção de resíduos e de outros materiais considerados poluentes, pelo que,actualmente, uma das grandes preocupações do Homem é não só ter acesso a água mas, sobretudo, ter acesso a água de qualidade.

Apenas 2,5% da água existente na Terraé água doce. No entanto, 98,5% desta água doce são águas subterrâneas. As rochas podem funcionar como reservatórios de água, armazenando maiores ou menores quantidadesdeste líquido consoante as suas características (aquíferos).

Este “armazém natural” é, portanto, uma mais-valia na medida em que pode fornecer ao ser humano águaconsiderada própria para consumo, daí a importância do estudo e conservação dos aquíferos.

No que respeita às águas subterrâneas, embora cerca de dois terços do territórioportuguês se localizem no Maciço Hespérico, em terrenos com fraca aptidão aquífera, os consumos domésticos, industriais e da rega em todo o território nacional dependem,segundo alguns autores, em cerca de 70 % das águas subterrâneas.


Bibliografia

http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/geologia/11_aguas_subterraneas_d.htm
tracking img