Água: captação, uso e reuso

Páginas: 10 (2407 palavras) Publicado: 3 de abril de 2011
ÁGUA: CAPTAÇÃO, USO E REUSO NA EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO EXPRESSO MEDIANEIRA (*)

Noeci Ana Rorato (**)

RESUMO

O aumento contínuo da população mundial traz por consequência à crescente escassez de águas naturais, o uso inadequado dos efluentes líquidos, a má distribuição da água e a falta de cuidados com a mesma. Portante, é urgente implementar o uso racional da água e a preservaçãodos mananciais, buscando mecanismos tais como: políticas efetivas dos recursos hídricos e seu manejo correto, adotando o uso apropiado da água, tratamento de águas residuais domésticas e industriais e, principalmente, práticas de reuso. O reuso da água pode ser classificado de diversas formas, tais como: direto ou indireto, planejado ou não planejado, potável ou não potável. O reuso indiretoacontece quando as águas residuais voltam a um ambiente aquático que serve como manaciais para novos usos. O reuso direto (nossa proposta) consiste na captação de efluentes, sem tratamento imediato e, depois, se reutiza no mesmo sistema de produção onde é captado (para uso potável ou não). Este pode incluir o abastecimento em uma indústria, na irrigação de plantações ou no recarregamento de manaciaissubterrâneos. Esse sistema pode satisfacer importantes requisitos como: ser financeiramente vantajoso e ambientalmente apropriado. O artigo a seguir resume um caso real de reuso e captação de água pluvial para lavagem dos ônibus da referida empresa, que se mostrou adequado aos aspectos acima citados. Portanto, contém a experiência de uma firma de transporte público urbano na cidade de Santa Maria,Rio Grando do Sul/Brasil.

Palavras Chave: Economia de água, Lavagem de ônibus, Reuso de água residual e de água pluvial, Reuso directo não potável.

INTRODUÇÃO

O lançamento e a autodepuração natural de efluentes em corpos hídricos seguida de captação a jusante são o mais antigo modo de reuso de água, classificado como “reuso indireto”. Portanto, indústrias e empresas praticam reusoindireto desde que iniciam atividades. Os tipos de reuso, porém, não se limitam a este, havendo mais aspectos para classificá-lo. Autores divergem sobre quando se inicia o processo; outros, sobre seu encerramento e alguns, ainda, nos dois aspectos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (Mancuso et al., 2003, p. 23), para economizar água e controlar a poluição, há reuso indireto quando águautilizada uma vez ou mais é descarregada nas águas superficiais ou subterrâneas e usada novamente a jusante; reuso direto, quando do uso planejado e deliberado de esgoto tratado, por exemplo, para irrigação, uso industrial, recarga de aqüífero ou abastecimento potável, e reciclagem interna, quando água servida é reutilizada dentro das próprias instalações industriais que a geraram. O reuso indiretoocorre há muito, com tecnologia notória e variada. O reuso direto, porém, tem atraído interesse mais recente, aliado ao conceito de reciclagem interna e suscitando múltiplos estudos para “uso planejado de água de reuso, [...] conduzida do local de produção ao ponto de utilização, sem lançamento ou diluição prévia em corpos hídricos superficiais ou subterrâneos” (Rodrigues, 2005); levando economias atratarem água servida para uso próprio – preferencial à captação de manancial, conforme recomendação do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas em 1958 (Ghosn, 2008).

Pode-se também classificar reuso, através de seu fim, como potável e não-potável. O primeiro prepara a água para uso humano, com tratamento específico e rigoroso, para melhor qualidade. O reuso direto, geralmenteempregado na indústria, prevê baixa probabilidade de contato humano, produzindo água geralmente não-potável (atende apenas a certas exigências para eventual contato sem prejuízo notável). Atualmente, a implantação de sistema de reuso de água em empresa ou indústria costuma justificar-se técnica e economicamente apenas para esta finalidade.

Frotas de ônibus, parte do ramo industrial urbano,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Captação e Reuso da água
  • Uso e Reuso da Água
  • Uso e Reuso de Água
  • Uso e reuso da água
  • Programa de Captação e Reúso de Águas Pluviais
  • Captação de Água Pluvial para Uso Doméstico
  • CAPTAÇÃO E REÚSO DE ÁGUA DACHUVA NA INDÚSTRIA MOVELEIRA
  • Uso e Reuso da água doméstica na cidade de Pelotas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!