Água, bem precioso, indispensável preservação!

Páginas: 9 (2020 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
Água, bem precioso, indispensável preservação!

Giane Margarete Scarpatto Lourenço

Introdução

Apesar de três quartos da superfície da Terra ser composta por água, sabemos que nem toda esta água está disponível para o consumo humano, pois 97,5% desta água é salgada e apenas 2,5% é água doce. Parte desta água doce está situada nas geleiras, outra parte, subterrânea, rios e lagos éutilizável para o consumo humano. (MOTA, MANZANARES, SILVA, 2006)
O homem não se deu conta disso, e o desperdício da água como sendo um recurso natural inesgotável foi por muitos anos uma prática quase que geral.
Uma pequena parcela da população já está atenta a estes dados, porém ainda não conseguiram atingir muitos dos usuários, que na prática não deixam de realizar determinadas tarefas por economiadesse bem precioso chamado água.
Com esta problemática, escassez da água, evitar o desperdício é fundamental. Devido a isso se faz necessário um conjunto de medidas e ações que visam evitar o desperdício e valorizar esse recurso natural indispensável na vida do ser humano.
Essas medidas e ações devem ser a níveis governamentais, através de leis, campanhas, tratamento de esgotos e fiscalizaçãoefetiva, e devem ser através da educação ambiental, com atividades, projetos e conscientização envolvendo escola e comunidade. Crianças conscientes da necessidade de preservar e economizar água serão adultos e prováveis gestores conscientes, verdadeiros cidadãos ambientais.

O desperdício de água no Brasil.

Todos nós dependemos da água para viver, ela é o recurso natural que mais tem sidoafetado pela ação antrópica. Utilizamos a água para, higiene e limpeza, irrigação, transporte, produção de alimentos, indústrias, animais e plantas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, menos de 1% da água doce do mundo, ou 0,007% de toda a água na Terra, está disponível para o consumo humano mundial. (AMBIENTE BRASIL)
Além de pouca disponibilidade, o uso indevido da água por parte dohomem, desperdício e poluição, está alterando de forma significativa a quantidade e a qualidade desse recurso natural tão importante.
Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), 40% da água retirada no país é desperdiçada. São retirados dos rios e do subsolo no Brasil 840 mil litros de água a cada segundo. Ao dividir esse número pela população de 188,7 milhões de brasileiros, chega-se à conclusão deque cada habitante consumiria, em média, 384 litros por dia. Na verdade o consumo efetivo é de 185 litros, a diferença é utilizada na agricultura, pecuária, indústria e desperdiçada nas cidades devido a redes mal conservadas. (O GLOBO, 2007)
A agricultura é responsável pela maior parte do consumo de água. Dos 840 mil litros retirados dos mananciais brasileiros por segundo, 69% vão para airrigação, contra 11% para o consumo urbano, 11% para o consumo animal, 7% utilizados pelas indústrias e 2% pela população rural. (O GLOBO, 2007)
O padrão aceito internacionalmente em relação às perdas seria em torno de 20%. Mas, em alguns casos, o problema é gravíssimo, atingindo 80% de desperdício. (O GLOBO, 2007) Em uma residência, 78% do consumo de água é gasto no banheiro, (PORTAL SESI-SP, 2009) asimples descarga de um vaso sanitário pode gastar até 30 litros de água, dependendo da tecnologia adotada, em um banho, são gastos, em média, 30 litros de água a cada cinco minutos de banho. (AMBIENTE BRASIL)
Infelizmente o homem desperdiça a água em todas as ações que pratica no uso pessoal, na higiene doméstica, na indústria, na agricultura e na falta de manutenção nas redes de coleta edistribuição de água.

Possíveis soluções contra o desperdício.

Para se evitar o desperdício são necessárias determinadas ações a nível governamental, pequenas ações que, muitas vezes contribuem com o processo de economia e preservação.
É necessário que se façam leis específicas contra o desperdício e utilização da água e que tenha uma fiscalização eficiente para quem estiver burlando essas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Água, bem precioso
  • água nosso bem precioso
  • “Água”, um bem indispensável para a vida!
  • Água, um bem precioso
  • O bem mais precioso
  • Nosso bem mais precioso
  • Saude como um bem precioso
  • Preservação da água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!