África

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Mudanças Políticas e Crescimento Econômico
- Mudanças políticas e econômicas
O século XXI começou com mudanças políticas e econômicas muito positivas para a África.
- Medidas do Banco MundialO Banco Mundial têm proposto inúmeros projetos para amenizar os problemas sociais e econômicos dos países africanos. Ex.: Medidas para combater as pragas na agricultura (Mauritânia), melhoria naalimentação das crianças nas escolas (Mali) e ampliação do suprimento de AGU potável (Madagascar).
- Preço elevado do petróleo
Além disso, o preço elevado do petróleo nos anos 2000 promoveu umcrescimento econômico na África pois os países exportadores de petróleo abrangem cerca de 30% da população do continente. Porém, nem mesmo os surtos de desenvolvimento de vários países africanos foramsuficientes para tornar suas economias sólidas ou promover uma ascensão social da população. E isso se explica pelo fato de que as riquezas minerais estimulam o crescimento econômico, mas também estimulam asdesigualdades sociais, a corrupção e os conflitos. Isso fica explícito no crescimento urbano de cidades como Dacar (Senegal) ou Lagos (Nigéria) onde a valorização imobiliária vem acompanhada de umcrescente processo de favelização.
- Reserva estratégica de minérios e petróleo
A África tornou-se uma estratégica reserva de minérios e petróleo (possui 10% das reservas mundiais desse combustível)2- A África e a Globalização
- Abundância de recursos naturais
A abundância de recursos naturais não foi suficiente para a África Subsaariana conseguir resolver seus principais problemas econômicose sociais (baixa espectativa e vida, elevação da mortalidade infantil e más condições de saúde).
As doenças que mais se disseminam na África são as doenças tropicais (malárias, febre amarela,esquistossomose e etc.) e a AIDS. É na África Subsaariana que se encontra o maior número de contaminados com o víus HIV do mundo.
- África exportadora de matérias primas
Diante da globalização, as nações...
tracking img