Ácidos e bases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Química Geral Experimental

Professor: Daniel Pitombeira

Turma: 1º Análises Químicas

Data entregue: 18/01/2012

Indicadores de Ácidos - Bases

Alunos:

Andressa Batalha

Fabiana Silva da Cruz

Karla Sterphanie Félix

Laise Curvina Queiroz

Luana Paiva de Sousa

ZÉ DOCA – MA

JAN/2012

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS ZÉDOCA

Disciplina: Química Geral Experimental

Professor: Daniel Pitombeira

Turma: 1º Análises Químicas

Indicadores de ácidos - bases

Relatório a ser apresentado à disciplina de Química Geral Experimental, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Zé Doca, para obtenção de nota no curso do 1º ano de Análises Químicas

ZÉ DOCA – MA

JAN/2012INTRODUÇÃO

Os primeiros químicos aplicavam o termo ácido a substancias que tem sabor azedo acentuado e as soluções em água das substancias básicas eram reconhecidas pelo gosto de sabão. Felizmente, hoje, existem maneiras menos perigosas de reconhecer ácidos e bases como, por exemplo, através da utilização de indicadores. (ATKINS, et al, 2006).

Com a descoberta de um número cada vez maior deelementos, os químicos sentiram necessidade de organizá-los de forma a estudá-los melhor, chegando à tabela periódica. Logo essa necessidade também surgiu com as substancias, em função de suas propriedades, principalmente químicas, elas foram reunidas inicialmente em dois grupos: Ácidos e Bases. (SARDELLA, 2005).

Os químicos debatem os conceitos ácidos e bases desde longa data, porém uma dasprimeiras definições úteis foi finalmente proposta em 1884, pelo químico Svante Arrehenius que definiu um ácido como uma substancia contendo hidrogênio que produz íons hidrogênio (H+) em solução e uma base como uma substancia que produz íons hidróxido (OH-) em solução. O problema dessa definição é que se refere a um solvente particular, a água. (RUSSEL, 2006).

Em 1923, Brønsted na Dinamarca eLowry na Inglaterra, independentemente, sugeriram uma definição muito útil. A definição de Brønsted-Lowry é protônica. E de acordo com ele, ácido é uma espécie que tende a doar um próton e base é uma espécie que tende a receber um próton. De acordo com o ponto de vista desses dois químicos, uma reação de ácido - base compreende uma competição por um próton entre duas bases, percebe –se que adefinição de Brønsted-Lowry é bastante geral em muitos a (RUSSEL, 2006).

Segundo Russel (2006) a definição de Brønsted-Lowry é bastante geral em muitos aspectos e afirma que:

O HCl é um ácido em solução aquosa, de acordo com Arrhenius.Mas, também, é um ácido de Brønsted-Lowry em qualquer outro solvente, mesmo quando não está presente nenhum solvente. Ele é um ácido simplesmente por que pode doar umpróton.

Uma definição de ácido - base ainda mais abrangente foi sugerida pelo químico americano G.N. Lewis em 1923, no mesmo ano em que Brønsted e Lewis fizeram suas proposições. De acordo com Lewis ácido é, em resumo, um receptor de par de elétrons e base é um doador de par de elétrons. A definição de Lewis tem muitas aplicações devido a sua grande generalidade. Muitas substâncias que nãosatisfazem a definição de Arrhenius ou de Brønsted-Lowry são classificadas de maneira lógica como ácido ou base de Lewis. Para sistemas aquosos, todavia, os termos ácido e base são geralmente empregados em qualquer dos dois contextos, de Arrhenius ou de Brønsted-Lowry. Os conceitos de Lewis são normalmente usados quando é adotado um ponto de vista mais amplo (SARDELLA, 2005).

Sabendo que todo acidoprovem de um composto molecular que, na presença de água, sofre ionização, liberando unicamente, na forma de cátions, o íon H+. O ânion que se forma tem carga igual ao número de H+ liberados. Costuma – se classificar os ácidos de acordo com alguns critérios de acordo com Sardella (2005):

Número de hidrogênios ionizáveis na molécula

Monoácido: acido cuja molécula contem um...
tracking img