ÁCIDOS E BASES – SUBSTÂNCIAS COMUNS NO NOSSO DIA–A-DIA.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁCIDOS E BASES – SUBSTÂNCIAS COMUNS NO NOSSO DIA–A-DIA.






ÁCIDOS E BASES – SUBSTÂNCIAS COMUNS NO NOSSO DIA–A-DIA.












Goiânia , setembro de 2013
Colégio Arctempos
Danilo Galvão Amarantes
Nº de matricula:692170





Introdução
O tema: Ácidos e Bases- Substância comum no nosso dia-a-dia. Essas substâncias fazem parte de nossas vidas, poiscomemos, bebemos, utilizamos como tempero, produtos de limpeza e beleza também como removedores de gorduras, além de ser um tema de fácil compreensão já que podemos utilizar de produtos encontrados na nossa própria casa para exemplificar o conteúdo.
























Desenvolvimento

Ácido e Base são palavras de uso comum, ou seja, não fazem parte apenasde um vocabulário químico. Durante toda a jornada de nossas vidas ouvimos alguém falar: - Não utilize o banheiro, pois esta com ácido; ou simplesmente “aquela fruta está muito ácida, queimou a minha boca”; ou talvez “me passa a soda caustica pra que eu possa desentupir a pia”; tomamos bicarbonato de sódio quando estamos com acidez estomacal; falamos de chuva ácida, ou seja,quase todos os produtos que utilizamos em casa, de uma forma ou de outra necessitaram de uma base ou de um ácido para o seu preparo. Certamente todos os líquidos que vemos provavelmente terão características ácidas ou básicas com exceção da água destilada, pois esta possui quantidades de íons com cargas positivas iguais as quantidades de íons com cargas negativas, por esse motivo esses íons seanulam mutuamente. Nos laboratórios e nas indústrias químicas, onde novas substâncias são criadas e produzidas a cada dia, são sempre utilizadas às substâncias ácidas e básicas. Cientistas usam uma escala chamada escala de pH que serve para medir o quanto ácido ou básico é um líquido. Embora possa haver muitos íons em solução, o pH se concentra apenas em estabelecer as concentrações de íons dehidrogênio (H+) e íons hidróxidos (OH-). Essa escala vai de valores muito próximos de 0 a 14. A água destilada citada acima não é caracterizada como ácido nem como base porque ao colocarmos nela um aparelho medidor de pH o medidor acusará um valor 7 em uma escala que vai 0 a 14 considerando assim á agua destilada como um meio neutro. Os ácidos são encontrados entre números muito próximos de 0 a 7 e asbases são encontradas entre números muito próximos de 7 a 14, não existe somente a escala de pH para aferir se a solução é ácida ou básica, existem também os indicadores estudados por Boyle, no século XVII que indicam se a substância é ácida ou básica a partir da variação de cor do indicador ou da solução. Ácidos com pH muito baixo e bases com pH muito alto são muito perigosos.
Como já foi citadoé muito comum encontrarmos aplicações de substâncias ácidas ou básicas no nosso dia-a-dia.
Aplicações dos principais ácidos:
Ácido Clorídrico (HCl)
O ácido clorídrico é um hidrácido, ou seja, não existe oxigênio na molécula é um ácido forte que possui 95% de seus íons H+ ionizáveis. Esse ácido é conhecido por termo técnico de ácido impuro e comercializado por nome de ácido muriático éutilizado diariamente como produto de limpeza.
Esse mesmo ácido também é encontrado no suco gástrico, produzido pelas células parietais, responsáveis pela acidez estomacal.
Ácido fluorídrico (HF)
Assim como o HCl o HF também é um hidrácido caracterizado como semiforte, pois apenas 8,5 % dos seus íons H+ são ionizáveis. Tem a propriedade de corroer o vidro, por esta razão éutilizado para fazer gravações sobre vidros


Ácido cianídrico (HCN)
O HCN é um ácido caracterizado como fraco, pois, somente 0,008% de seus íons H+ são ionizáveis. É encontrado no estado de gás e possui uma ação venenosa mais rápida que se conhece: uma concentração de 0,3 mg por litro de ar é imediatamente mortal.
É o gás usado nos estados americanos do Norte que adotam a pena...
tracking img