Ácidos e Bases comuns em nossos dia - a - dia

Introdução

Diferentemente do que muitos estudantes pensam, a Química é uma ciência que não está limitada somente às pesquisas de laboratório e à produção industrial. Pelo contrário, ela estámuito presente em nosso cotidiano das mais variadas formas e é parte importante dele. Seu principal foco de estudo é a matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. A Químicaexplica diversos fenômenos da natureza e esse conhecimento pode ser utilizado em benefício do próprio ser humano.
Daí a importância do estudo desta ciência. Esta seção foi preparada com o objetivo deajudá-lo a decifrar esta ciência fascinante e que pode contribuir em muito para a melhoria de nossas vidas. Ácidos e bases podem ser identificados por suas reações. Geralmente são usados indicadoresácido-base. Um dos indicadores mais famosos é o tornassol, corante vegetal obtido de um líquen. O tornassol fica vermelho em soluções ácidas e a azul em soluções alcalinas. Um outro método mais prático eeficiente é o uso de instrumentação, como nas medidas potenciométricas,que serão vistas em analítica.


















Ácidos e bases comuns no nosso dia – a – dia

Ácido e Base sãopalavras de uso comum, ou seja, não fazem parte apenas de um vocabulário químico. Durante toda a jornada de nossas vidas ouvimos alguém falar: - Não utilize obanheiro, pois esta com ácido; ou simplesmente “aquela fruta está muito ácida, queimou a minha boca”; ou talvez “me passa a soda caustica pra que eu possa desentupir a pia”; tomamos bicarbonato de sódioquando estamos com acidez estomacal; falamos de chuva ácida, ou seja, quase todos os produtos que utilizamos em casa, de uma forma ou de outra necessitaram de uma base ou de um ácido para o seu preparo.Certamente todos os líquidos que vemos provavelmente terão características ácidas ou básicas com exceção da água destilada, pois esta possui quantidades de íons com cargas positivas iguais as...
tracking img