Ácidos, bases, sais e óxidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



Curso: Bacharelado em Química
Disciplina: Química Geral


A classificação dos principais compostos inorgânicos (ácidos, bases, sais e óxidos).














Santo André, 04 de abril de 2012
Escala de pH e pOH

pH é a sigla para potencial hidrogeniônico. pH é o log negativo de base 10 da concentração molar de íons hidrogênio ( H+ )
pH: - log [ H+]Exemplo: suco de limão
pH: - log [10-2] pH: - (–2) log [10] pH: + 2 . log [10] pH: + 2 .1
pH: 2

pOH é o símbolo para potencial hidroxiiônico.
Para encontrar o valor do pOH, é necessário calcular o valor do logaritmo negativo de base 10 da concentração molar de hidroxilas [OH-] da solução.
pOH: - log [OH-]

Exemplo: sabonete de mão
pOH: - log [10-5] pOH: - (-5) log [10] pOH:+ 5 . log [10] pOH: + 5 . 1
pOH: 5

[pic]

Na imagem acima é possível ver que as soluções ácidas possuem pH entre 0 e 6 sendo 0 mais forte e 6 mais fraco ou pOH entre 14 e 8 sendo 14 mais forte e 8 mais fraco, soluções neutras possuem pH e pOH 7 e soluções básicas possuem pH entre 8 e 14 sendo 8 mais fraco e 14 mais forte e pOH entre 6 e 0 sendo 6 mais fraco e 0 mais forte.

ÁcidosExistem diversos tipos de definições para ácidos, porém a mais utilizada é a definição de Svant August Arrhenius. Segundo ele, ácidas são substâncias que se ionizam em solução aquosa, libertando íons H+.
Anos mais tarde, o químico Brønsted descreve, numa definição mais geral, a idéia de que ácida é uma substância que se comporta como um doador de prótons (íons H+). Portanto, aúltima definição, generaliza a teoria de ácidos de Arrhenius e, todas as substâncias que se comportam de acordo com esta definição, são denominadas ácidos de Brønsted.
Então o químico Americano G.N. Lewis, definiu um ácido, como uma espécie capaz de receber pares de elétrons e base, como uma espécie capaz de doar pares de elétrons, formando ligações químicas. A reação entre um ácido e uma base deLewis sempre dá origem a formação de uma ligação covalente.
Apesar da definição de ácidos e bases de Lewis ter grande importância devido à sua generalidade, quando normalmente falamos de um ácido ou de uma base, estamos falando da definição de Brønsted. O termo "ácido de Lewis" é reservado apenas para substâncias que podem aceitar um par de elétrons, mas que não contêm átomos de hidrogênioionizáveis.

Propriedades dos ácidos.

( Têm um sabor azedo (como exemplos: o vinagre deve o seu sabor ao ácido acético, e o limão ao ácido cítrico).

( Causam mudanças de cor nos corantes vegetais (por exemplo: alteram a cor da tintura azul de tornesol, de azul para vermelho).

( Reagem com certos metais (como o zinco, o magnésio e o ferro) produzindo hidrogênio gasoso.( Reagem com carbonatos e bicarbonatos, para produzir dióxido de carbono gasoso.


( As suas soluções com água conduzem a eletricidade.

Ácidos são encontrados em todos os lugares. No interior das células existe um tipo de fabrica que produz ácidos e as bases que suportam a vida e conseguem controlar a composição do sangue e dos fluidos celulares. Os ácidos conseguem afetar osabor, a qualidade e até mesmo a digestão dos alimentos.
Ao ler jornais somos alertados a função da chuva ácida no meio ambiente, praticamente todos os produtos a nossa volta usam ácidos e bases para sua fabricação. Em laboratório a maioria das realizações químicas para estudos tem envolvimento com ácidos e bases.
Os químicos abrem novos campos de estudos com definições simples eadequadas ao conjunto de sistemas, vendo que outros sistemas têm um padrão mais similar e generaliza a definição original. As propriedades dos ácidos e bases são uma ilustração desta abordagem. Essas propriedades são identificadas pelo estudo de soluções de ácidos e bases em água, que leva a definição de Arrhenius de ácidos e bases. Entretanto, os químicos descobriram que os ácidos e bases ocorrem em...
tracking img