Ácidos, bases, sais e óxidos

[pic]



Curso: Bacharelado em Química
Disciplina: Química Geral


A classificação dos principais compostos inorgânicos (ácidos, bases, sais e óxidos).














SantoAndré, 04 de abril de 2012
Escala de pH e pOH

pH é a sigla para potencial hidrogeniônico. pH é o log negativo de base 10 da concentração molar de íons hidrogênio ( H+ )
pH: - log [ H+]Exemplo: suco de limão
pH: - log [10-2] pH: - (–2) log [10] pH: + 2 . log [10] pH: + 2 .1
pH: 2

pOH é o símbolo para potencial hidroxiiônico.
Para encontrar o valor do pOH, énecessário calcular o valor do logaritmo negativo de base 10 da concentração molar de hidroxilas [OH-] da solução.
pOH: - log [OH-]

Exemplo: sabonete de mão
pOH: - log [10-5] pOH: - (-5) log [10] pOH: +5 . log [10] pOH: + 5 . 1
pOH: 5

[pic]

Na imagem acima é possível ver que as soluções ácidas possuem pH entre 0 e 6 sendo 0 mais forte e 6 mais fraco ou pOH entre 14 e 8 sendo 14 maisforte e 8 mais fraco, soluções neutras possuem pH e pOH 7 e soluções básicas possuem pH entre 8 e 14 sendo 8 mais fraco e 14 mais forte e pOH entre 6 e 0 sendo 6 mais fraco e 0 mais forte.

ÁcidosExistem diversos tipos de definições para ácidos, porém a mais utilizada é a definição de Svant August Arrhenius. Segundo ele, ácidas são substâncias que se ionizam em solução aquosa, libertandoíons H+.
Anos mais tarde, o químico Brønsted descreve, numa definição mais geral, a idéia de que ácida é uma substância que se comporta como um doador de prótons (íons H+). Portanto, a últimadefinição, generaliza a teoria de ácidos de Arrhenius e, todas as substâncias que se comportam de acordo com esta definição, são denominadas ácidos de Brønsted.
Então o químico Americano G.N.Lewis, definiu um ácido, como uma espécie capaz de receber pares de elétrons e base, como uma espécie capaz de doar pares de elétrons, formando ligações químicas. A reação entre um ácido e uma base...