Ética na administração de medeicamentos

988 palavras 4 páginas
Responsabilidade ética e moral na administração de medicamentos
Uma falha pode ter conseqüências irreparáveis, pois uma vida que foi perdida naturalmente é irrecuperável. As atividades da enfermagem estão intimamente relacionadas com respeito à dignidade do ser humano, impregnado de consideração pelo semelhante. Ao se realizar a terapia medicamentosa com responsabilidade, este fazer necessita ser encarado como um ato de extrema consciência social e humana, mais que uma atribuição técnico-profissional. Não há como abordar esta responsabilidade sem se reportar a conceitos éticos e morais, já que são termos utilizados freqüentemente e exigem transparência em seus significados.
Ética é definida por Lopes e Nunes (1995, p. 11) como “[...] reflexão filosófica sobre o agir humano. E este agir, que difere do fazer ou produzir algo, refere-se a uma dinâmica pessoal, a um processo de construção de si”. O domínio do ethos é o da moralidade, do estabelecimento de deveres, a partir da reiteração das ações e significados a ele atribuídos.
Moral é definida por Barton e Barton (1984, p. 132) como “[...] um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa comunidade social dada”.
A moral em uma determinada sociedade indica se um comportamento deve ser considerado bom ou mau. A ética procura o fundamento do valor que norteia o comportamento, partindo da historicidade presente nos valores. Á medida que somos livres para agir segundo nosso entendimento ético e moral – pois este entendimento difere de pessoa para pessoas - as nossas ações se entrelaçam inseparavelmente com a responsabilidade delas advinda.
O conceito de responsabilidade, à luz da ética, é a obrigação que temos de responder pelo ato que realizamos e pelas suas conseqüências. A formação ética do ser humano vai acontecendo associada com o seu desenvolvimento. Não é congênita (como também não nasce com os conceitos de família, moral e valor), porém temos condições de vir a ser éticos a

Relacionados