Çofebre amarela

2028 palavras 9 páginas
FEBRE AMARELA
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), causada pelo vírus flavivírus dois tipos de febre amarela: silvestre e urbana. e se apresenta em períodos de tempo, com maior intensidade a cada cinco ou sete anos. Ela é transmitida para o homem e animais através da picada do mosquito Haemagogus ou Sabethes infectado.
No caso da febre amarela urbana, a transmissão é pela picada do Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Os dois tipos de febre amarela apresentam os mesmos sintomas, a diferença entre eles é o modo de transmissão.
No Brasil, a febre amarela apareceu pela primeira vez em Pernambuco, no ano de 1685
O ciclo silvestre só foi identificado em 1932 e desde então surtos localizados acontecem nas áreas classificadas como áreas de risco: indene (estados do Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e Maranhão) e de transição (parte dos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
A transmissão NÃO ocorre de pessoa para pessoa. Para que a febre amarela seja transmitida para um ser humano, é preciso a picada de um mosquito Haemagogus, Sabethes ou Aedes aegypti, infectado com a doença.
. A vacina é contraindicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, tumores malignos e os pacientes sintomáticos infectados pelo HIV, pacientes em terapêutica imunossupressora (quimioterapia, radioterapia, uso de corticoides em altas doses), gestantes, salvo situações de risco, e pessoas alérgicas a gema de ovo. Geralmente a vacina não produz reações adversas, mas algumas pessoas (de 2 a 5% dos vacinados) podem apresentar dor local, febre, dores musculares e dor de cabeça com duração de 1 a 2 dias, sintomas semelhantes a forma leve da doença.
Os principais sintomas da Febre Amarela são: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e

Relacionados